Florais de Bach
A Terapia Floral teve início na década de 30
através do trabalho do médico inglês Dr. Edward Bach
que identificou as propriedades terapêuticas de 38 flores silvestres. Ele foi o primeiro a sistematizar o uso das essências florais.
As essências florais são "um tratamento para a alma";
elaborados a partir da natureza, trazem o padrão de informação das flores que estimulam a harmonização dos estados de ânimo negativos que prejudicam o desenvolvimento mental, emocional, espiritual o que, muitas vezes, acabam possibilitando o surgimento de doenças.
As essências florais são utilizadas no desenvolvimento de potencialidades, no equilíbrio entre a alma e a personalidade, no autoconhecimento e na superação de estados emocionais e mentais tais como:
medos, traumas, tristezas, pânico, ansiedade, agressividade, apatia, dificuldade em relaxar, sentimento de inferioridade, timidez, culpa, angústia, mágoas, impaciência, dificuldade de aprendizagem, preocupação, entre outros.
Bach correlacionou as potencialidades das plantas aos temperamentos humanos e desenvolveu uma base filosófica para a Terapia Floral e sugeriu o que ele considera as verdadeiras causas das doenças. Depois ele resumiu esse trabalho no que ele chamou de: Cura-te a ti mesmo.
Divisão em grupos dos Florais de Bach
AS Essências Florais de Bach são divididas em 3 grandes grupos:
Os 12 curadores
Os 7 Auxiliares
Os 19 complementares
Grupo dos Doze Curadores
São plantas que o Dr. Bach associou com tipos de personalidades ou temperamentos, são elas:
Agrimony, Centaury, Cerato, Clematis, Chicory, Gentian, Impatiens, Mimulus, Rock Rose, Scleranthus, Vervain, Water Violet
Grupo dos Sete Auxiliares
Para aqueles cujo desequilíbrio tornou-se habitual, Bach descobriu que seu verdadeiro temperamento estava encoberto e não correspondia a nenhum dos doze curadores. Representam uma condição crônica.
Gorse, Heather, Oak, Olive, Vine, Wild Oat, Rock Water
Grupo dos Dezenove Complementares
Para tratar respostas emocionais a circunstância presente ou a eventos traumáticos. Dr. Bach os descreveu como ‘agindo em um plano diferente … eles são mais espiritualizados e podem nos ajudar a desenvolver o nosso eu interior, que tem o poder de superar os medos, as dificuldades e as preocupações.
Aspen, Beech, Cherry Plum, Chestnut Bud, Crab Apple, Elm, Holly, Honeysuckle, Hornbeam, Larch, Mustard, Pine, Red Chestnut, Star of Bethlehem, Sweet Chestnut, Walnut, White Chestnut, Wild Rose, Willow.
Mais no final do seu trabalho, Dr. Bach subdividiu esses 3 grandes grupos em 7 grupos temáticos, baseando-se nas principais emoções:
Falta de Interesse no Momento Presente
Sensibilidade Excessiva a Influências e Opiniões
Excesso de Preocupação com o Bem Estar dos Outros